Nossa faz tempo que não passo por aqui hein!!
Esse módulo passou tão tão rápido que nem acredito que em duas semanas faço minha prova prática e quinta que vem a teórica! Poxa nem escrevi sobre os pratos que podem cair no exame. Vou fazer um post sobre isso.
Hoje tivemos a nossa última aula na cozinha antes da prova prática. E as últimas três foram sobre plated desserts, ou seja, sobremesas empratadas (que palavrinha feia!!)
Lá no básico, em uma das primeiras aulas, tivemos que fazer o Crème Caramel e o Crème Brulée empratados. Já tinha achado essas duas decorações abaixo um arraso...mas é minha gente...como teve progresso!!!
| Crème Caramel. Primeiro plated dessert ainda no básico. |
| Crème Brulée com frutas e tuile de baunilha com chocolate |
O primeiro prato decorado do módulo intermediário foi o Fondant de Chocolate com coulis de caramelo de laranja e gengibre. A decoração com chocolate está um pouco infantil (avaliação minha) e ainda muito grossa, precisa ser um pouco mais fina (avaliação do professor). Fiz também uma cestinha de açúcar.
Ontem fiz a minha primeira Tarte Tatin de maçã, a torta que você monta e cozinha ao contrário, ou seja, monta o topo em baixo, recheio e a massa por último. Quando estiver pronta vira de cabeça para baixo e desinforma.
| Tarte Tatin de maçã com decoração de frutas e Crème Anglaise |
Também ontem fizemos um Mousse de Banana com recheio de caramelo com flor de sal. Fui mostrar para o professor para ser avaliada e apresentei o primeiro abaixo. O chef gostou, mas para dar movimento ao prato, arrastou o coulis de groselha para os lados. Faz uma diferença, né? E aí qual gostaram mais? Eu gostei dos dois!
| Orgulho do plated dessert! |
Entremets
Ao longo desse módulo fizemos muitos entremets, que são doces com multi-camadas, multi-sabores e multi-texturas. Normalmente eles tem uma camada de bolo na lateral, mousse, bolo no meio e uma "surpresa" (caramelo ou gelatina, por exemplo) no recheio.
Esse abaixo é um mini entremet de Mousse de Frutas Exóticas (manga e coco). A decoração em cima é um Tuile, um petit four de baunilha com corante comestível. E como é uma massa, podemos deixar a imaginação rolar solta e fazer o desenho que quisermos.
No geral os chefs gostaram bastante das decorações. Estavam modernas, elegantes, com boas quantidades de coulis e frutas. Fiquei bem feliz!
Que venha a prova prática. Mas antes o post sobre ela! :-)
Bom é isso!
Bye!
Oi Rê! Estão lindos e devem estar saborosos. Que dúvida "O que pedir para o final de Ano".Bjs Neusa
ResponderExcluir