Acabaram as minhas provas na Cordon Bleu. Fiz a última e mais importante hoje. E é isso. Passou muito rápido e esse último, o Superior, passou incrivelmente rápido.
Bom tivemos 5 provas no total, sendo quatro práticas e uma teórica. A teórica foi na sexta (29) e caiu tudo que estudei. Saí super confiante! Tomara mesmo que tenha dado tudo certo.
A primeira prova prática foi a de Brioche. Tivemos o módulo de Boulangerie, onde praticamos em um dia o Brioche e no outro tivemos e exame. Foi bem tranquilo e nem parecia exame. Gostei mais do que pratiquei do que o da prova, mas tudo bem! ;-)
| O de teste |
| E o da prova, um pouco tortinho |
| Minha escultura de açúcar |
| E a rosa com as folhas |
Na segunda-feira passada (25) fizemos o exame de chocolate. Tivemos o módulo de chocolate láááááá no início do Superior e senti que fazer o módulo e logo após o exame faz toda a diferença. Fazia tempo que não temperava chocolate ou fazia as trufas e mexia com ele no geral. Tínhamos que fazer uma caixa de chocolate com 12 trufas idênticas com recheio de ganache (no meu caso de canela). Resultado? Foi o pior prato que apresentei nos meus nove meses de escola. Até os bolos do Básico ficaram melhor.
| As 12 trufas iguais de canela |
| A minha caixa de chocolate |
Foi um pesadelo do começo ao fim. Não consegui temperar meu chocolate direito, ele não ficava duro, minhas trufas não estavam dando muito certo e só não chorei, pois acho que esse curso me fez amadurecer e aprender a seguir em frente, mesmo quando algo da errado. No final apresentei uma caixa de chocolate e as 12 trufas, mas longe de estar bom ou razoável. Fiquei bem arrasada, mas bola para frente. Passou.
E hoje foi o exame final e mais importante (com mais peso na nota final): a sobremesa que criei e dois plated desserts idênticos: Grand Madarin Entremet. Na terça-feira passada tínhamos feito o mock exam e estava tudo certo. O chef adorou, tive que fazer pouquíssimos ajustes e estava me sentindo super confiante. Mas parece que meu corpo não estava na mesma vibe...Nunca dormi tão mal e nunca fiquei tão tensa e com dor de estômago como fiquei para essa prova. Não dormi praticamente de domingo para segunda. Rolava de um lado para o outro, fui para sala e assisti TV até umas 5h30, quando "levantei", tomei café da manhã (mesmo enjoada eu preciso do meu café da manhã) e saí de casa.
| A minha sobremesa e os dois plated desserts! |
Entrei na cozinha 8h20 e tinha 20 minutos para deixar tudo arrumado para começar às 8h40. Tinha quatro horas para fazer a minha sobremesa e dois plated desserts, ou seja, até às 12h40. O chef disse que poderia entregar no máximo 15 minutos mais cedo...Minha sobremesa deu tão certo que fiquei enrolando até dar o tempo. Entreguei 13 minutos adiantada. Um dos chefes leva a sua sobremesa e você os dois plated desserts até a sala onde serão avaliados por um juri de 3 chefes. Me senti no Masterchef. :-)
Estou muito feliz com o resultado. Meu time plan saiu de acordo e deu tudo incrivelmente certo, inclusive consegui temperar meu chocolate de primeira (no mock exam tive que fazer 3 vezes...).
Agora está um vazio...acabaram as provas, as aulas, já tirei tudo do meu armário...cheguei no vestiário depois da prova e meus olhos se encheram de água...chorei de felicidade, de orgulho, de emoção, de alívio. Pego as notas no dia 06, sexta-feira. E depois? Bom depois tem a formatura, Brasil e procurar emprego. Não necessariamente nesta ordem. :)
Bom é isso!
Bye
YOU ARE AWESOME!!!!!!
ResponderExcluirThanks Helo :) e obrigada pela torcida!!
Excluir