quinta-feira, 2 de julho de 2015

O prático!

Passei!!!!!! Agora posso dirigir na terra da Rainha!! Agora agora ainda não, pois demora 20 dias para a carteira chegar em casa :)))

Mas então o teste foi tranquilo! Talvez por eu estar tranquila e confiante! Claro é sempre tenso, mas com certeza estava bem menos nervosa do que no meu teste do Brasil (lembro de lá a minha perna tremer!!)

O instrutor chegou em casa uma hora antes da prova e lá fomos nós. Pratiquei mais algumas rotatórias, virar à direita e baliza. Depois fomos para o Driving Centre. É tenso né, pois enquanto fazia a revisão do "show me tell me questions", perguntas sobre segurança do veículo, os candidatos anteriores ao meu horário estavam voltando da prova. Três reprovaram e dois passaram. A menina do meu lado passou (na terceira tentativa) e o examinador tinha cara de simpático (dois senhores eram bem grumpy). Pensei ah podia ser ele o examinador.

Entramos no centro, ficamos na salinha esperando (estávamos em cinco candidatos e seus instrutores). Os examinadores saíram da sala e começaram a chamar os nomes e o que a outra menina passou me chamou, ie! Assinei, ele perguntou se eu queria que meu instrutor fosse junto, falei que não e saímos. Fiz o teste de visão, lendo a placa de um carro a 20m de distância, ele fez as duas perguntas sobre segurança do veículo - como usar a buzina (sim, tive que demonstrar!) e como checar a pressão do pneu. Ele me explicou como seria o teste (manobra, dirigir seguindo as orientações dele - independent driving e talvez uma parada de emergência) e fomos.

Aí é dirigir, né? Olhar os retrovisores que nem uma louca (minha amiga Fabi deu a dica de ir com um brinco que balança!), ser cautelosa com pedestres e ciclistas, olhar onde estou entrando...Aqui podemos ter três manobras avaliadas: baliza (mas não entre dois carros, normalmente é só o carro da frente como guia), three turn point (você está de um lado da rua e precisa voltar pelo outro lado) e dar ré e entrar na rua com a esquina à sua esquerda. Eu tirei esse último e para mim era o mais difícil. Você precisa olhar novamente que nem uma louca nos retrovisores e se estiver vindo carro ou pedestre de qualquer rua ou lado precisa parar. Mas fiz direitinho e ele mandou eu seguir. 

O melhor foi que a rota que ele me levou é pertinho de casa. Passei por várias ruas que treinei e que ando todos os dias. Fiquei mais tranquila por conhecer bem a região. Foram 35 minutos de teste e nos 5 minutos finais quando estávamos parados no farol o instrutor perguntou o que tinha planejado para hoje após o teste. Pensei, ah to indo bem, ele tá até querendo interagir! 

Chegamos no centro, ele perguntou se queria que meu instrutor ouvisse os comentários - disse que sim -  e ele falou que estava feliz em dizer que eu passei só com duas infrações leves (pode ter até 15, mas nenhuma grave ou 3 repetidas leves). As minhas infrações foram na manobra eu não olhar no retrovisor do meio (não olhei loucamente louca!) e uma das vezes que ele me pediu para parar à esquerda onde fosse seguro, parei no meio da guia rebaixada de uma garagem (sabia que tinha errado na hora que fiz a cagada!). 

Passei, fiquei super feliz, aliviada e mais um ✔ para a lista!



É isso!

Bye



Um comentário: