terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Confeitaria

Olá!!

Esse sábado tive minha segunda aula do curso de confeitaria. A primeira, segunda e metade da terceira aula serão teóricas e as restantes todas práticas. Como é das 8h às 17h, cada sábado temos 2 aulas. Então semana que vem teremos na primeira parte aula e prova. Na segunda parte já vamos fazer diversos pudins (de leite, brigadeirão, pudim de pão, pudim de queijo, etc).

Local onde tenho aula
No total são 17 pessoas (3 já fizeram o curso de padeiro e só vão para aulas práticas). Vamos nos dividir em grupos e cada grupo ficará responsável por uma receita. Então vamos fazer mais de 100 receitas, mas não necessariamente vamos colocar a mão na massa em todas.

Duas apostilas: uma com a teoria, a outra com a prática
Apesar da intolerância à lactose eu adoro ricota e fiquei super feliz ao saber que vamos aprender a fazer a nossa própria!!! E eu quero muito fazer torta de ricota. Amo!!! To bem empolgada com todas as receitas que vou aprender!

E sabem o que é legal?? Precisamos trazer potinhos, pois vamos levar TUDO o que fizermos para a casa!! Iuuhuu legal, né? Já tenho alguns candidatos para fazer a degustação, rs!!

E sábado passamos a tarde fazendo balanceamento e cálculos. Tudo é calculado em porcentagem e gramas. Temos um ingrediente que é o nosso 100%, que tem 400 gramas. Aí tem todos as outras % e precisamos achar o restante das gramas. Um exemplo (A coluna peso estava em branco a partir da farinha):

Pão de ló de chocolate

Ingredientes ------------------ % ---------- Peso
Açúcar                               100             400g
Farinha                                85              340g
Chocolate em pó                  20              80g
Ovos                                    150             600g
Água                                    20               80g
Fermento em pó                   2                 8g

Fizemos isso com mais de 100 receitas. Saí de lá tontinha e meio enjoada hahaha sabe como é...não fazia tanta conta, mesmo que sendo básica, há muito tempo!

Planta é a sala das aulas práticas
Olha a nossa sala!! Lá no fundo é o forno que iremos usar!!
Vou colocando aqui as fotos e mais notícias do que vou fazendo no curso!

Só sei que vou comer muitos docinhos e muito pão, já que avisaram lá na aula de padaria que eles vão levar muitos pães para casa, mais de cinco! Huuuum

Bom é isso!

Bye!


4 comentários:

  1. re, q bacana, vc esta investindo mesmo nessa nova carreira!!! q maximo!!! ow, sabe q esses dias pensei q vc poderia conversar com a paula e colocar seus paes de mel la na cake on the table hein??? bjs

    ResponderExcluir
  2. Essas fotos me lembram a faculdade, aquelss plantas gigantes e cada grupo fazendo um produto... muito legal, Rê! Depois a gente troca umas figurinhas sobre nossos cursos!

    ResponderExcluir
  3. Ai Helô...mas a lojinha da Paula é tão bonitinha e tão focada nos cupcakes...não acho que ela ia querer colocar outro doce concorrente, né?

    ResponderExcluir
  4. re, ela vende biscoitos de uma outra pessoa lá!

    ResponderExcluir