Esse sábado tive minha segunda aula do curso de confeitaria. A primeira, segunda e metade da terceira aula serão teóricas e as restantes todas práticas. Como é das 8h às 17h, cada sábado temos 2 aulas. Então semana que vem teremos na primeira parte aula e prova. Na segunda parte já vamos fazer diversos pudins (de leite, brigadeirão, pudim de pão, pudim de queijo, etc).
![]() |
| Local onde tenho aula |
![]() |
| Duas apostilas: uma com a teoria, a outra com a prática |
E sabem o que é legal?? Precisamos trazer potinhos, pois vamos levar TUDO o que fizermos para a casa!! Iuuhuu legal, né? Já tenho alguns candidatos para fazer a degustação, rs!!
E sábado passamos a tarde fazendo balanceamento e cálculos. Tudo é calculado em porcentagem e gramas. Temos um ingrediente que é o nosso 100%, que tem 400 gramas. Aí tem todos as outras % e precisamos achar o restante das gramas. Um exemplo (A coluna peso estava em branco a partir da farinha):
Pão de ló de chocolate
Ingredientes ------------------ % ---------- Peso
Açúcar 100 400g
Farinha 85 340g
Chocolate em pó 20 80g
Ovos 150 600g
Água 20 80g
Fermento em pó 2 8g
Fizemos isso com mais de 100 receitas. Saí de lá tontinha e meio enjoada hahaha sabe como é...não fazia tanta conta, mesmo que sendo básica, há muito tempo!
![]() |
| Planta é a sala das aulas práticas |
![]() |
| Olha a nossa sala!! Lá no fundo é o forno que iremos usar!! |
Só sei que vou comer muitos docinhos e muito pão, já que avisaram lá na aula de padaria que eles vão levar muitos pães para casa, mais de cinco! Huuuum
Bom é isso!
Bye!




re, q bacana, vc esta investindo mesmo nessa nova carreira!!! q maximo!!! ow, sabe q esses dias pensei q vc poderia conversar com a paula e colocar seus paes de mel la na cake on the table hein??? bjs
ResponderExcluirEssas fotos me lembram a faculdade, aquelss plantas gigantes e cada grupo fazendo um produto... muito legal, Rê! Depois a gente troca umas figurinhas sobre nossos cursos!
ResponderExcluirAi Helô...mas a lojinha da Paula é tão bonitinha e tão focada nos cupcakes...não acho que ela ia querer colocar outro doce concorrente, né?
ResponderExcluirre, ela vende biscoitos de uma outra pessoa lá!
ResponderExcluir