segunda-feira, 30 de setembro de 2013

E é o começo do fim...

Olá!!

Hoje foi o primeiro dia do último módulo na escola, o Superior. Estou no grupo A, junto com alguns alunos que fizeram o básico ou intermediário comigo, mas grande parte formada pela galera que faz o Grand Diploma, ou seja, vão se formar em dezembro como chefes de Cuisine e Patisserie.

Começamos às 8h já na cozinha, com a entrega dos nossos fichários com as receitas e divisórias. Confesso que conforme o chef ia falando o que teríamos que fazer durante as próximas seis horas, meu estômago foi embrulhando e ficando cada vez mais enjoado. Mas foi só o primeiro impacto de estar no Superior e já começar direto com uma aula prática (normalmente temos uma demonstração).

Passado o susto, fomos divididos em grupos e cada um ficou responsável por seis trufas diferentes. Eu, Vivien e Ayza (ambas da classe do Intermediário) fizemos de café, framboesa, especiarias, maracujá e manga e coco. Amanhã iremos terminar alguns detalhes do que adiantamos hoje e faremos de peanut brittle. Cada uma do grupo ficou responsável por um pedaço da receita. Eu temperei 1kg de chocolate em uma, ajudei a limpar as formas, coloquei ganache dentro das esferas de chocolate e fiz uma ganache de especiarias que para chegar no ponto certo para usá-la, fiquei mais de 30 minutos fazendo a técnica do tabling, ou seja, espalhar a ganache na mesa com uma espátula, com a ajuda de outra juntar tudo para espalhar novamente. Adorei!!!!!!!!

O Superior é diferente dos dois primeiros. Ele é dividido em seis módulos: Chocolate, Pães, Sobremesas de Restaurantes, Entremets Modernos, Afternoon Tea e Decoração com Açúcar. Ficamos em cada módulo por duas semanas, testamos os pratos das provas e na terceira e quarta semanas de novembro temos as provas finais. Hoje, por exemplo, começamos às 8h20, terminamos 11h20, voltamos para a cozinha às 11h45 e terminamos 14h15. É non stop, mas começar com o módulo de chocolate foi bem legal. Eu não morro de amores pelo tema, mas estou adorando temperar, fazer vários tipos diferentes de trufas, aprender novas técnicas e treinar para as provas finais no primeiro dia de aula!!!!

No total teremos mais de 30 sessões práticas, algumas demonstrações, oito técnicas (a primeira é sobre as nossas provas) e uma de vinhos e queijos.

As três apostilas

No final de novembro, como nosso trabalho de conclusão, iremos oferecer um Afternoon Tea Party! Podemos levar um convidado (yes, Vini!!) e iremos fazer mais de 40 tipos de doces. Estou super ansiosa para este evento, mas ao mesmo tempo, sei que quando chegar, vai faltar muito pouco para acabarem minhas aulas, ter minha graduação e ser oficialmente uma Pastry Chef formada pela Cordon Bleu. Meu Deus!!!

Muito aprendizado pela frente!!! E, claro, muito trabalho no Whole Foods. Ainda esta semana escrevo sobre as primeiras impressões.

Bom é isso!

Bye

3 comentários: