quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Novo ônibus

Olá!

Hoje andei pela primeira vez no novo ônibus!

Eles começaram a circular por aqui em 2012, como protótipo, na rota Victoria - Hackney (38). Em junho deste ano foi introduzido a primeira linha oficial entre Hampstead Heath - Pimlico (24). E agora tem a rota 11 (Liverpool Street station - Fulham Broadway) e a 9 (Hammersmith - Aldwych), uma das linhas que pego com mais frequência.


Na esquina da escola tem um ponto de ônibus que passa o 38 e já tinha visto até que muitas vezes, mas nunca tinha andado em um, até hoje. Voltando para casa resolvi pegar da Trafalgar Square o 9 e para minha surpresa era o novo! Ele tem três portas, cada uma com um leitor do Osyter (o nosso bilhete eletrônico), facilitando o embarque e desembarque da galera, e duas escadas, uma na frente e outra atrás. As rotas mais centrais contam ainda com um condutor, que não são cobradores. Eles estão lá para garantir a segurança dos passageiros que entram/saem pelos fundos (mas acho que também supervisionam para que todos paguem a passagem!). Quando não tem esses condutores, a porta traseira é controlada pelo motorista.




Eu achei o ônibus bem mais silencioso e não tem abertura das janelas. Deve ter ar quente/ar condicionado, mas hoje não estava ligado. De acordo com o site do TFL (www.tfl.gov.uk), o ônibus utiliza a mais recente tecnologia híbrida diesel-elétrica verde. Em testes, ele produziu cerca da metade do dióxido de carbono do que um ônibus convencional. Uma bateria alimenta o motor elétrico que aciona as rodas no ônibus. Legal, né!



Até o final deste ano a rota 390 (Notting Hill Gate - Archway) ganhará os novos ônibus e até 2016 mais de 600 estarão nas ruas de Londres.

Bom é isso!

Bye!

4 comentários:

  1. Que da horaaaa!!! Esses dias tinha um onibus tradicional ingles rondando aqui pela minha cidade. Fiquei toda boba! Logo logo quero ir pra aí, vou ser a maior turista da paroquia, mas vai valer a pena!!! hahahahaah
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. e eu cada dia mais ansiosa pra mudar rs...

    ResponderExcluir