terça-feira, 7 de dezembro de 2010

I amsterdam

Olá!!!
Na quinta-feira (02) pegamos o ônibus em Victoria para Amsterdam. Nunca tinha viajado de ônibus antes aqui no UK e achei a experiência bem ok. Estava crente que era ônibus leito, mas não não...era ônibus normal. São 11h de viagem, mas pagamos uma pechincha, então valeu!!!


Chegamos lá na sexta, às 10h com MTO frio! Muito mesmo. Termômetros marcando -6 com sensação de -12!! Mas deu para aproveitar!! A cidade é lindinha, bem com cara de européia mesmo.




Na sexta fomos fazer o passeio de barco pelos canais da cidade (são mais de 100!). Depois fomos no museu da Anne Frank. Demais! Saber que ela ficou escondida lá com a família, entrar no quarto dela, ver como era o papel de parede foi sensacional. Nunca li o livro, mas minha mãe tem e vou ler com certeza :)

No sábado começou a nevar um pouco e como já tínhamos comprado ingressos para os museus do Van Gogh e o Rijks, o museu Nacional de Amsterdam, fomos lá. Dia perfeito, né? Então pegamos o Tram, os bondinhos ótimos de lá, descemos uns pontos antes e começou a nevar MTO. Não sabíamos o que fazer pq estávamos com neve da cabeça aos pés, não enxergávamos nada e resolvemos parar em uma loja de móveis e perguntar como chegávamos no MuseumPlein, as praça dos museus. Chegamos lá e conseguimos nos aquecer um pouco. :) Os museus são  lindos! A famosa escultura da foto fica nesta praça.

Olha só como a rua estava branquinha e os trams são esses bondinhos. Quando tiramos a foto a neve tinha parado um pouco, mas ainda estava muito frio. O Vini estava de gorrinho, mas guardou para tirar a foto :)


No domingo amanheceu com sol, céu azul, muito frio, mas deu uma disposição para andarmos pelas ruas da cidade e não pegar o bondinho! Fomos até o VondelPark, um parque grande e muito bonito. Tinham várias pessoas correndo, passeando com cachorro, andando de bicicleta e lago congelado.


Resolvi fazer uma bolinha de neve. Aí veio a ideia do Vini fazer um boneco de neve usando a bolinha que eu fiz como a cabeça dele.

Olhem eu segurando as mãos do nosso bonequinho de neve. 


 A paisagem fica muito bonita com o sol, neve no chão, as árvores peladinhas!



A cidade é forrada de bicicleta. Tem por todos os lados e nesse lugar da foto, pertinho do nosso hotel, tinham mais de mil paradas lá e elas estavam cheias de neve. O pessoal usa muito bicicleta, mesmo com neve, chuva, chão escorregadio, incrível. Tem ciclovia pela cidade toda, farol para bicicleta e você precisa tomar cuidado para não ser atropelado por uma.


Depois do parque fomos passear em uma praça com umas barraquinhas com comidas típicas holandesas e tomamos Mulled Wine, huuuum!

Que cidade moderna, né? Tem mictórios no meio da cidade e o pior, vimos alguns caras usando. Imaginem o frio!


 Esses são os sapatinhos típicos holandeses! Custam uns 30 euros e tem pantufa também rs!!


Essa foto é especial para o Vini. Ele falou que ninguém coloca foto no Facebook da neve suja, com areia, sal, meio derretida...só dela quando está branquinha. Então aí está uma foto da neve beeem feia!

Voltando...
A volta foi uma AVENTURA. Resumindo, pois o post já ficou grande demais, o motorista não sabia o caminho de Amsterdam ate o Porto de Callais na França. Essa foi a primeira vez q ele fez esse caminho. A primeira vez!!!!!! Para vcs terem uma ideia, eramos para ter feito a primeira parada 1h depois q saimos, as 20:30, mas chegamos la uma hora depois, porque ele nao sabia o caminho. Chegou uma hora que ele virou e falou: "Sorry, I don't know where the Centraal Station is. Does anyone know?" Hello!!! Estamos no meio da Antuérpia, na Bélgica. Você acha que eu sei onde é a estação Central??


Só chegamos no Porto, pois uma moça sentada no primeiro banco do lado do nosso avisou que ele tinha passado a entrada e voltamos uns 10km. Tivemos q passar pela imigracao duas vezes, pegar as malas...olha não foi facil. Passei um nervoso pq achei que nao iamos chegar. Perguntaram para o motorista quando íamos chegar em Londres e ele respondeu: I don't know...I don't know the route. JURO. Parece brincadeira mas nao foi!!Bom chegamos com incríveis 15 minutos antes, as 6:15, e ainda consegui ir para casa, dormir por 3 horas antes de ir trabalhar! 


Mais um país para a nossa lista! :)


Bom é isso!


Bye

2 comentários:

  1. Era pra gente ter ido com vcs, rs...
    Muito bom conhecer lugares novos, né? Amsterdam tá na lista da próxima. Mas fala sério hein, 11 horas de viagem é sofrível de busão!

    E eu tenho o Diário da Anne Frank, li faz um tempinho, se quiser te empresto =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê! Vc viu uma Amsteram bem diferente da que eu vi. Peguei chuva, vento, mas tb teve momentos de sol e céu aberto.
    Afinal, ficou em qual hotel?
    Não fui ao VondelPark, mas visitei o Jardim Botânico. Vc viu?
    E que história essa do motorista, hein? Parece que tudo acontece nessa viagem! Na minha, acredita que carimbaram errado o meu passaporte? E só viram na hora de voltar. Confesso que deu um friozinho na barriga a confusão...
    bjs
    Fabiane

    ResponderExcluir