sexta-feira, 20 de maio de 2011

Correr descalço ou com tênis?

Pois é...essa parece ser a pergunta da moda. Não cheguei a comentar aqui no blog, mas teve a abertura do circuito da Corpore, em Março, (detalhe: foram 12km após quase 3 meses de treinos capengas devido ao frio intenso de Londres). Durante a prova percebo uma moça ao meu lado correndo descalça...sim, descalça...como ela estava meio longe, deixei para lá e continuei correndo.

Lá pelo km 9 lá está ela de novo, mas dessa vez, ao meu lado. Ah aí perguntei o porque dela correr descalço. É promessa? (foi a primeira coisa que pensei). Ela deu risada e comentou que não...que ela estava treinando corrida descalça há um tempo..."e que nosso corpo foi "treinado" a correr descalço e não com um monte de amortecimento, então resolvi começar a treinar sem nenhum tênis". Nem meia, tá?


Eu não sabia mas uma matéria na revista Corredores SA fala que correr descalço "melhora a propriocepção e o fortalecimento dos músculos do pé e do calcanhar, por isso trata-se de uma prática utilizada na recuperação de atletas machucados".

Eu não tenho ainda uma opinião formada, nunca corri descalço e para falar a verdade tenho um tênis Mizuno novinho no armário esperando ansiosamente para sua estréia no mundo das corridas. Mas até que considero válida essa nova modalidade, apesar de achar meio inviável praticá-la pelas ruas de São Paulo (fez sentido? rs!)

Para quem quiser saber mais, dá uma lidinha na matéria que saiu no IG, dia 13/05: http://saude.ig.com.br/bemestar/eles+correm+descalcos/n1596826881220.html

Bom é isso. O que importa é correr, seja descalço ou de tênis!!

2 comentários:

  1. Vou tentar fazer isso, Rê! Bom texto!! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu li sobre essa nova moda quando tava pesquisando pra comprar meu tênis. Pra mim, que vivo cheia de blisters nos pés até que seria uma boa, mas não tenho coragem de sair correndo por aí descalça não! É muita sujeira! Hahahaha!

    ResponderExcluir