sexta-feira, 3 de maio de 2013

Shortcrust pastry, Sweet pastry e Puff pastry

Olá!

O curso está muito intenso, com muita coisa para estudar, praticar...muito bom!

Vou fazer um resumo do que aprendi nessas ùltimas semanas.

Bom eu tive três tipos de massas: shortcrust pastry, sweet pastry e puff pastry.

A primeira fizemos Lemon Tart, que pode ser um dos pratos do meu exame final. Tem merengue italiano, um desenho especial para decorar e precisa usar um saco de confeitar. Antes da aula prática fiz uma torta em casa. 

A primeira feita em casa

Vejam a evolução! A segunda fiz na aula e a terceira praticando em casa novamente!!
Essa fiz na escola
Lemon curd


A mais recente que fiz em casa...o controle do blow torch está bem melhor!

A sweet pastry fizemos Apple tart. O recheio é só de maçã, que fica cozinhando na manteiga e açúcar por mais de 30 min! Tem como ficar ruim? :-) A com frutinha fiz na aula, a com a flor no meio fiz para o Vini levar para o trabalho!




Já a puff pastry é a nossa massa folhada, usada para fazer o mil folhas. Dá um trabalho! Temos que abrí-la 6 vezes com o rolo. Meu pulso e palma da mão estão doloridos de tanta força que fiz! Em uma aula fizemos a massa para usar na outra (pois precisa ficar na geladeira por umas 12h). Com uma puff pastry pronta fiz a torta de pêra com creme de amêndoas. Nham!!

Massa folhada com recheio de pêras e creme de amêndoas
Hoje fizemos a torta de frutas com a massa folhada que preparamos na quinta. O resultado final ficou muito bonito, mas a massa folhada ficou ok...na hora que fui abrindo a massa, não usei tanta força (mesmo com os pulsos doendo hahaha) e ela não ficou muito uniforme. Mas o gosto ficou bem bom.

Massa folhada com pastry cream e frutas
Até agora o curso está muito bom!!! Sempre q temos as demonstrações eu fico tensa, pois são tantos passos até chegar ao resultado final, mas que dá sempre certo! É so manter a calma e controlar a ansiedade!

Quem está gostando mais ainda do curso é o pessoal do trabalho do Vini. Como preciso praticar, ele acaba levando para a agência!!! 

Bom é isso!

Bye

10 comentários:

  1. Neusa Maria de Andrade Vieira4 de maio de 2013 às 01:08

    Rê, Estou adorando ler o seu blog e ver o quanto vc.está feliz em poder realizar um sonho. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra ficar só nas fotos. Amanhã vou me inspirar nelas e tentar fazer um Danishes ou Donuts...

    ResponderExcluir
  3. Os seus posts estão virando um prazeroso "atentado gastronômico"! :) Fiquei apaixonada pela sua Lemon Tart!!! Achei a primeira tentativa razoável, daí na segunda, pensei: "Aaaah, tá! É assim que tem que ficar!" Mas aí você veio com a terceira!!!!! OMG! Que linda!! Parabens por sua evolução!! Precisando de voluntários para um evento de degustação, eu me candidato!! hahahaha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine! Obrigada!! Como a Lemon tart é um dos pratos do meu exame final, tenho que praticar muito! :) hahaha pode deixar! :) bjos!

      Excluir
  4. Wow que doces lindos! Que perfeição, devem ter saido delicia!!

    ResponderExcluir
  5. as fotos nao abrem :( so 2 de todas desse post q triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, que estranho! Aqui tá abrindo normal! Tentou de outro computador? Beijos!

      Excluir