terça-feira, 28 de maio de 2013

Os exames

Olá!

Como ontem acabei escrevendo sobre o nervosismo que estou com as provas, hoje vou explicar como elas serão.

Tenho uma prova teórica, com 40 questões, entre alternativas, dissertativas e falso e verdadeiro. Seu  conteúdo é o que nos foi dado durante as aulas técnicas e que usamos também nas aulas práticas (como, por exemplo, o modo de fazer uma massa folhada, ou qual a composição do ovo).

E uma prova prática, com a escolha de uma sobremesa entre três que preparamos durante o curso:

  • Tarte aux Citron  (torta de limão)
  • Pâte à Choux (bomba de café) 
  • Génoise à la Confeiture de Framboise (bolo com buttercream e recheio de geléia de framboesa)

Temos que saber os ingredientes e o modo de preparo de cabeça das três sobremesas. Antes da prova começar, eles nos falam qual foi o prato escolhido (a sala toda faz o mesmo) e daí temos 15 minutos para completar 10 espaços em branco da receita e "desenhar" como ficará quando pronta e uma fatia dela. Eu sou péssima para desenhos...mas fiz um para o Vini me falar o que acha e o que preciso melhorar!

Além disso, temos que apresentar 10 rosettas e 10 shell, que fazemos com o saco de confeitar e com o bico estrela. A rosetta acho que cheguei no desejado, agora as shells ainda preciso melhorar!

rosetta

shell

 Já fiz 4 vezes a Tarte aux Citron (pois ela foi dada há bastante tempo - se quiser ler o post clique aqui), uma vez a Pâte à Choux (que ficou bem ok, pois o professor falou que só com o forno profissional consigo fazer o tamanho certinho das bombas) e uma vez a Génoise (que de gosto ficou ótima, mas o buttercream ficou mole demais).

4a. tentativa da torta de limão. A terceira ainda ficou melhor a decoração!
Então tenho essas duas semanas para praticar mais a bomba e o bolo. Se ainda der tempo, faço a torta de limão mais uma vez. Veremos!

Algumas fotinhos das sobremesas:

Tentativa na classe. Em casa ficou melhor!
Tentativa em casa

Génoise feito em classe. O que tentei fazer em casa ficou feio!
Entenderam o nervosismo??

Bom é isso!

Bye!

5 comentários:

  1. O nervosismo é natural, mas pode ter certeza que irá acabar quando a prova começar.

    ResponderExcluir
  2. nossa, q tenso..
    boa sorte re!!!! queria poder ver todas as fotos q vc posta, mas nem todas abrem...
    to seguindo uma menina no instagram q se formou ai nesse mesmo curso q vc ta fazrndo, dai ela abriu uma loja em sampa
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! É a Mayra, da May Pâtissiere né? Adoro! Fui lá conversar com ela antes de viajar! beijos

      Excluir
  3. Nossa, até eu fiquei nervosa e lendo agora, em 2015! haha Não sei se eu ia aguentar essa pressão e desespero. Eu cozinho há anos e a única receita que sei de cor é brigadeiro, ia ter problemas sérios com esse curso, haha.

    ResponderExcluir