Como ontem acabei escrevendo sobre o nervosismo que estou com as provas, hoje vou explicar como elas serão.
Tenho uma prova teórica, com 40 questões, entre alternativas, dissertativas e falso e verdadeiro. Seu conteúdo é o que nos foi dado durante as aulas técnicas e que usamos também nas aulas práticas (como, por exemplo, o modo de fazer uma massa folhada, ou qual a composição do ovo).
E uma prova prática, com a escolha de uma sobremesa entre três que preparamos durante o curso:
- Tarte aux Citron (torta de limão)
- Pâte à Choux (bomba de café)
- Génoise à la Confeiture de Framboise (bolo com buttercream e recheio de geléia de framboesa)
Temos que saber os ingredientes e o modo de preparo de cabeça das três sobremesas. Antes da prova começar, eles nos falam qual foi o prato escolhido (a sala toda faz o mesmo) e daí temos 15 minutos para completar 10 espaços em branco da receita e "desenhar" como ficará quando pronta e uma fatia dela. Eu sou péssima para desenhos...mas fiz um para o Vini me falar o que acha e o que preciso melhorar!
Além disso, temos que apresentar 10 rosettas e 10 shell, que fazemos com o saco de confeitar e com o bico estrela. A rosetta acho que cheguei no desejado, agora as shells ainda preciso melhorar!
| rosetta |
| shell |
Já fiz 4 vezes a Tarte aux Citron (pois ela foi dada há bastante tempo - se quiser ler o post clique aqui), uma vez a Pâte à Choux (que ficou bem ok, pois o professor falou que só com o forno profissional consigo fazer o tamanho certinho das bombas) e uma vez a Génoise (que de gosto ficou ótima, mas o buttercream ficou mole demais).
| 4a. tentativa da torta de limão. A terceira ainda ficou melhor a decoração! |
Algumas fotinhos das sobremesas:
| Tentativa na classe. Em casa ficou melhor! |
| Tentativa em casa |
| Génoise feito em classe. O que tentei fazer em casa ficou feio! |
Bom é isso!
Bye!
O nervosismo é natural, mas pode ter certeza que irá acabar quando a prova começar.
ResponderExcluir:-)
Excluirnossa, q tenso..
ResponderExcluirboa sorte re!!!! queria poder ver todas as fotos q vc posta, mas nem todas abrem...
to seguindo uma menina no instagram q se formou ai nesse mesmo curso q vc ta fazrndo, dai ela abriu uma loja em sampa
:)
Oi, Pri! É a Mayra, da May Pâtissiere né? Adoro! Fui lá conversar com ela antes de viajar! beijos
ExcluirNossa, até eu fiquei nervosa e lendo agora, em 2015! haha Não sei se eu ia aguentar essa pressão e desespero. Eu cozinho há anos e a única receita que sei de cor é brigadeiro, ia ter problemas sérios com esse curso, haha.
ResponderExcluir